Blog@endsection Fernanda Dutra ::









Suas metas pessoais e profissionais estão alinhadas aos seus valores? E o sucesso, o que significa? São questões complicadas para encarar pela maioria de nós, pois o comodismo é comum (o que não é pecado), a vida nos leva a ele sem percebemos, mas é de extrema importância fazer e refazer esta análise ao longo de nossa jornada.

Pois bem, para contextualizar vou contar um pouquinho de como cheguei a este impasse. Em 2015, mais precisamente em dezembro, me deparei com este questionamento, que adiei por anos... Após um período cheio de desafios, mudança de cidade, casamento, maternidade, carreira financeira promissora, percebi que nada estava como um dia sonhei, não me sentia uma boa mãe, boa esposa e nem boa profissional (era bancaria na época e fui por 10 anos), pois desejava ser boa em tudo, mas sentia que nada tinha qualidade, e o que muitas vezes pensei foi: isso passará... Mas pensei muito e nada mudava...

Foi quando percebi que EU precisava mudar, tomar frente e começar outra vez, começar diferente (afinal também sou mãe e esposa). Era preciso voltar minha visão ao que realmente valorizo, realinhar. Vivia um dia após o outro sem propósito, mas isso era meu, ao redor, tudo estava ok.... Tinha e tenho uma família linda, com suas particularidades, como todas, mas não sentia que estava inteira para eles, pois não estava feliz profissionalmente...

Durante minha graduação em Pedagogia, ingressei na área bancaria, me encantei pelo retorno financeiro, muitas promoções, aumentos anuais de salário e o ego era alimentado diariamente. Porém, minha essência sempre foi “GENTE”, e com o passar dos anos vi que minha profissão não estava alinhada aos meus valores, e pior, tomava todo meu tempo e não conseguia ser nada além de profissional, pois mesmo em casa minha cabeça estava “lá”.

Veja, entendo sem julgamentos que cada um tem suas necessidades, cada família um planejamento, mas é preciso alinhar ou realinhar os objetivos. Quero ressaltar aqui que trabalhar como eu trabalhava não é errado, foi uma escolha, porém sem planejamento. Aliás, não existe certo ou errado, a questão é que eu não estava essencialmente feliz, completa...

Como sempre busquei o autoconhecimento e sempre me questionei sobre os propósitos na vida, percebi que não adiantava só me conhecer, eu precisava AGIR!!!! Então no Ano Novo, durante a festa mesmo, pensei que meu ano não tinha sido legal e disse em pensamento: “vou começar um novo planejamento e farei um ano diferente, daqui 365 dias vou brindar minhas conquistas e minhas escolhas”.

Em uma outra hora conto como as coisas seguiram, mas já posso adiantar que hoje atuo como Coach e está tudo caminhando conforme planejei e sonhei!

Meu convite hoje é fazer com que você leitor reflita sobre suas metas, seja para o ano, para o semestre, para o mês, para o dia.... Elas são só palavras soltas em um papel? Pensamentos que nunca são colocados em prática? O que você vai começar hoje? E os planos que já começou e não deu continuidade?

Você tem um planejamento ou tem vivido sem pensar no amanhã? Não precisa ser complexo, só precisa ser importante para você, é só pensar no que precisa realizar, seja o que for! As mudanças não são fáceis, sei bem disso, envolvem desafios, demanda coragem e temos que abrir mão de muitas coisas, mas tudo na vida são escolhas e prioridades. Só te garanto que ficar parado lhe trará um prejuízo imensurável.

Profissionalmente uso muito estas perguntas com meus clientes e percebo o quanto eles se assustam. Os mesmos desejos se repetem por anos, por falta de planejamento, execução efetiva e principalmente por não estarem alinhados aos seus valores pessoais. Se conhecer e relembrar o que tem valor para você é fundamental...

Com planejamento, foco e continuidade é possível! Costumo dizer que não existe fórmula mágica, cada um tem a sua dentro de si, pois o significado de sucesso é extremamente individual, é diferente para cada um dos 7 bilhões que habitam o planeta terra. Existem pessoas que atribuem o sucesso ao dinheiro e bens materiais, outras ao conhecimento, relações interpessoais, uma casa limpa todos os dias, um carro novo e por aí vai... O que importa é que o seu sucesso seja reflexo do que você é, deseja e acredita. Não existe certo ou errado. Meu exemplo acima, é só meu. O que é sucesso pra você?

Atingir metas é fácil, o que precisamos é manter o que atingimos, dar continuidade, trazer solidez às nossas escolhas. Por isso o planejamento é importante, alinhar nosso discurso à nossa conduta respeitando nossos valores. Por isso digo: É importante aprender com o passado, planejar e sonhar com o futuro, mas imprescindível começar HOJE!!!!!

Portanto, encerro deixando dois questionamentos: O que você vai começar HOJE? O que é sucesso para você?


Forte abraço e até a próxima.


Fernanda Dutra

Voltar para a página inicial e conhecer um pouco mais sobre o Life Coaching